poema quase irônico sobre a estupidez

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Poema quase irônico sobre a estupidez é exatamente isso: um poema que busca ironizar e refletir sobre o nosso tempo e tudo ligado a ele. Veja, então, abaixo, depois das imagens e veja se você percebe as críticas… Leia em voz alta!!

Poema quase irônico sobre a estupidez trata desse medo de olhar a verdade, medo que algumas pessoas têm de virar pedra ao olhar para a verdade-medusa (pintura de Caravaggio, de 1598, Medusa).
Poema quase irônico sobre a estupidez poderia perguntar: você tem medo de olhar a Medusa nos olhos? Medo de virar pedra? A verdade não é como olhar para Medusa (representada aí na pintura de Caravaggio, de 1598). Por que esse medo de encarar a verdade?

No entanto, há outra imagem, outra pintura, também de Caravaggio, que representa bem o Poema:

Poema quase irônico sobre a estupidez também pode ser sobre nossa incapacidade de olhar e ver o outro (como Narciso, de Caravaggio, que só via a própria imagem, a ponto de se apaixonar por si mesmo)
Poema quase irônico sobre a estupidez também mostra nossa incapacidade de ver o outro. Só conseguimos ver a nós mesmos, como se sempre estivéssemos olhando para um espelho. É assim que as bolhas digitais funcionam, nos fazem olhar para nosso reflexo, como Narciso, de Caravaggio (obra de 1599).

Agora, finalmente, o Poema quase irônico sobre a estupidez:

felicidade é folha fina flutuando no fiapo do tempo

tristeza é não ter vento pra levar a folha

tragédia é não haver tempo (nem um fiapinho)

estupidez é acreditar que o vento faz parte de um projeto comunista para retirar nossa liberdade

porque tudo o que o vento faz é ser vento

tudo o que a folha faz é flutuar

e o tempo só faz temperar a vida pra saborearmos melhor a morte

mas a morte

pra quem nega a vida

é só um número que atrapalha o lucro

e o lucro

para quem nega o vento

é mais sagrado que a vida

já a vida é felicidade contraditória:

dores e torres de amor e desamor ou de generosidade egoísta

a vida é outra folha

presa ao chão à espera do vento ou da chuva

mas se chover vão dizer que a chuva é comunista

que só quer tirar nossa liberdade

porque para quem nega

o que importa é ficar parado

esperando o tempo esfiapar-se

esperando a folha ficar seca muda e cega

mas a vida também é resistir

e resistência é o que dá vida para a folha fina flutuar no fiapo do tempo

(17 de janeiro de 2022)

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Resumo do que há no livro:

São personagens atormentados, no limite, que buscam, então, amor e precisam conhecer a si mesmos primeiro. Uma homenagem à vida na figura da minha avó materna (em Os Suicidas). Além disso, é uma ironia sobre nossa relação com a mídia televisiva (em Pano de Fundo).

Uma história de amor que não aconteceu (em Sonhos).

Mas não só isso: também é uma análise sobre os diferentes tipos de crueldade (em Cru). Uma repetida e nunca resolvida história de criança de rua (em Longa história…). São reflexões sobre isolamento social desde o nascimento (em A elipse).

Ainda tem uma história metalinguística, sobre aparências, memória imprecisa e pontos de vista (em As deslembranças), com final surpreendente.

Desse modo, sobra o último conto, A Rosa. Este faz parte de uma trilogia ainda inacabada (Pátria Amada). É um conto que usa fatos históricos e personagens reais do Brasil para contar algo inventado: por que o mecânico Otávio de Souza escreveu o poema/letra da música Rosa, de Pixinguinha?

Bom, por que, na verdade, ninguém sabe. Então, o conto inventa o motivo.

Portanto, esse é o argumento…

… para criar a história de amor entre Otávio e Rosa. Paralelamente a esse amor a história do Brasil, no Rio de Janeiro dos anos 10, 20 e 30 do século XX, é contada como pano de fundo, com diversos fatos que realmente aconteceram.

Algo assim como Forrest Gump, interagindo com personagens históricos. Ou algo como no filme Shakespeare Apaixonado, em que os roteiristas inventaram o motivo do dramaturgo ter escrito Romeu e Julieta. Por isso o conto A Rosa usa, então, a música para contar a história do Brasil e do romance entre Otávio e Rosa.

O projeto ficou tão bom…

… que o autor F. de Amorim (eu mesmo) começou a segunda parte (que se passa nos anos de 1960 a 1970). E ainda fará a terceira. Todos os contos, pode-se dizer, representam uma valorização da poesia, do amor, e suas dimensões no mundo contemporâneo, mesmo que muitas das histórias tenham sido escritas na década de 1990.

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