fome, intolerância, desespero, grécia e um brasil
os neonazistas gregos sabem que sua imagem no país, na europa e no mundo não é muito agradável. talvez por isso, membros do partido amanhecer dourado resolveram distribuir alimentos para a população sem condições na grécia.
os cidadãos gregos foram os beneficiados por um mutirão que distribuía alimentos. eram produtos básicos. massas, batatas e azeite de oliva.
o grupo de extrema-direita, amanhecer dourado, organizou a distribuição na praça syntagma, no centro da capital. aqueles com duas crianças receberam porções extras de comida.
o partido tem as características comuns a todos as formações neonazistas da europa. são extremamente nacionalistas. absolutamente contra estrangeiros. sejam eles legais ou não. mas como não podem publicamente falar sobre os legalizados, esbravejam contra os ilegais.
os protestos diários, a insatisfação popular, têm colaborado para que eles cresçam. o partido costuma dizer que a falta de emprego, a decadência econômica, a crise, a falta de comida e dinheiro, são culpa dos tais “invasores”, como são chamados.
o discurso agressivo não tem atraído a simpatia dos gregos. somente daqueles mais desesperados e que já tinham antipatia pelos estrangeiros.
mas agora, o partido grego da extrema-direita, assumidamente neonazista, resolveu provar que está do lado do povo. grego, claro. somente dos gregos. esse é o objetivo da distribuição gratuita de comida. quem recusaria uma oferta dessa, num momento tão ruim para o país??
kostas é um ateniense desempregado. ele mostra para um jornalista o seu cartão de desempregado. ele diz que foi demitido de uma empresa de segurança que lhe deve salários.
litsa, outra desempregada, diz que as pessoas não têm dinheiro, nem trabalho. “precisamos comer, temos filhos e contas a pagar. o que posso fazer ?”, pergunta ela.
enquanto o governo grego faz reuniões, dirigentes andam para um lado e para o outro, entram em carros, saem de carros, dão entrevistas, explicam e não explicam, o cidadão comum busca saídas para sobreviver.
como o discurso do amanhecer dourado é proteger o grego, o partido, que tem 18 cadeiras no parlamento, resolveu colocar isso em prática.
“estamos entregando toneladas de comida, de graça”, conta ilias kasidiaris, do partido amanhecer dourado. ele diz que tudo foi comprado de produtores gregos para dar ao povo grego.
christos pappas, também do partido de extrema-direita da grécia, reafirmou a prioridade do partido. ajudar os gregos. “porque os imigrantes ilegais já tem privilégios que são pagos pelos contribuintes gregos. eles são invasores, uma ameaça para a grécia”, falou pappas.
os neonazistas organizaram unidades de distribuição semelhantes em outras partes de atenas. e dizem que vão continuar fazendo. eles falam que os contribuintes gregos têm suportado o peso da crise. e por isso são eles que devem ser ajudados.
o grego está no seguinte pé: aceitar ajuda do diabo sem acreditar na filosofia dele.
mas afinal, um bom cristão ajuda a qualquer um, inclusive daria comida para o próprio diabo. então, por que não o contrário?
porque o diabo tem outras intenções.
assunto polêmico? tema para outro artigo, outro dia.
a situação não é muito diferente de políticos – brasileiros para ficar por aqui mesmo – que historicamente distribuíam (distribuem ainda?) cestas básicas para criar um eleitorado fiel.
o povo era tratado como gado. alimentado como tal para que rendesse o necessário para a grande fazenda dos poderosos em nosso país.
agora o problema é outro. a desinformação da mídia caolha e subsidiada por um poder paralelo, louco para governar o país novamente. mas isso também é assunto para outro post.
Deixe um comentário