cores primárias e o mito sem caverna
este texto é uma crônica literária, sem nenhuma, repito, nenhuma relação com a realidade… cores primárias e o mito sem caverna é totalmente ficcional, absolutamente inventado e sem ironias ou sarcasmo
cores primárias e o mito sem caverna: esse mito, criado por platão, serve para entendermos que conhecimento é luz, e luz machuca os olhos quando olhamos pela primeira vez. depois passa…
viramos o mito da caverna ao contrário. é tanta distorção que nem as cores primárias escapam.
uma dia postei na rede antissocial sobre as cores primárias. falei que minha filha achava incrível quando elas misturavam e nasciam outras cores. e quanto mais misturas, mais cores diferentes e divertidas surgiam. mas eis que surgiu um antigo colega (que havia sido contaminado pelo vírus minion-18, mas sempre achei que fosse uma versão branda do vírus e que logo estaria curado – me enganei) em minha timeline.
– oi, cara – escreveu ele – não caia nesse discurso vitimista petralha de direitos humanos comunista e de lésbicas que não raspam o sovaco, você já foi inteligente, por favor recupere sua visão, você está cego há 16 anos!
confesso que não tinha entendido. depois de alguns segundos estupefato, recobrei a consciência e resolvi responder, ainda usando meus poucos neurônios. achei que estava falando de cores primárias, mas parece que era um caso de mito sem caverna.
primeiro ato do ‘mito’ da caverna invertida: negação
– oi, meu caro colega preocupado – comecei – de que baralho você está falando? (não foi baralho o que escrevi). eu escrevi sobre cores primárias…
– ei, cara, calma aí. não precisa perder a razão. sei que mudanças são difíceis de aceitar. o mito veio aí para mudar tudo e acabar com a mamata. essa é a verdade.
– ahn? eu estou falando de cores PRIMÁRIAS. (parece o mito da caverna, mas sem caverna!) o que isso tem de verdade? e o que tem a ver com comunismo e todo o resto que você disse?
– você não percebe porque está cego, mas vou te ajudar. não existe esse negócio de cores primárias.
– (???!!) você, caro colega, nega a existência de cores primárias?
– sim, isso é tudo uma conspiração da china para dominar o mundo.
– mas é só você misturar o verde com o vermelho ou com o azul para descobrir que surge outra cor. faça isso no seu computador ou celular. Como disse, são cores primárias, portanto, esqueça desse mito sem caverna que você vive.
– mas aí é que está, cara. quem disse que misturar vermelho com amarelo dá laranja? é um programa de computador do comunista bill gates, financiado por george soros, em sociedade com os chineses, para obrigar todos a enxergar as cores que eles querem. essa conversa de misturar cores e surgirem outras é papo de gente que gosta de diversidade. e você sabe que diversidade é coisa do diabo, com diz a bíblia.
– você pode fazer a mistura no papel, com tinta guache…
2o. ato do ‘mito’ da caverna invertida: buscar inimigos
– os chineses dominam a indústria das tintas. você sabe, tudo é fabricação chinesa. lá eles colocam pigmentos fotocromáticos indutivos para que enxerguemos as misturas como sendo normais, mas isso é uma aberração da natureza. desde o século 18 isaac newton já afirmava que só existem três cores puras, sem misturas. o resto é enganação.
– (por onde eu começo…) er… então, caro colega…
– outra coisa… a cor vermelha existe, mas a fisiologia já provou desde o século 18, com os estudos de Thomas Young, James Clerk Maxwell, e Hermann von Helmholtz, que o vermelho é como apêndice, não serve para nada, e, num certo momento da vida, provoca um distúrbio mental que nos faz achar que a realidade não é real e que Deus não existe. Em outras palavras, o vermelho é a cor do diabo, que se instalou em nós, mas somente aqueles que acreditam na Palavra é que conseguem eliminar o vermelho do espectro visual, assim, ficamos puros com as verdadeiras cores puras… e o branco, claro.
– o branco não é uma cor de verdade
– isso é preconceito seu. os brancos são discriminados. todo mundo só fala de preto. mas preto é escuridão, nunca é coisa boa. já o branco é esperança e luz. agora vem essa turma comunista doutrinar nossas crianças ensinando nas escolas que branco não é cor. é cor e devia ser classificada como pura, no lugar do vermelho. mas nosso mito vai cuidar disso em breve.
– a bíblia fala de cores?!!
3o. ato do ‘mito’ da caverna invertida: donos da Verdade
– a Bíblia fala de tudo, cara… olha só: VERMELHO: Na Bíblia Gn: 9:14 – Is 1:18 – Lv 14:52 – AP 1:15 – Tg 2:18;21 Levitico 17:11, Isaias1:18, Mateus 27:28, êxodo 25:4, 2Reis 3:22, Zacarias 6:2, Isaias 63:2, Hebreus 9:22
– Sangue
– Pecado
– Sacrifício
– Fogo consumidor
É a cor do sangue – continuou seu ‘raciocínio’ – e lembra sacrifício. Essa cor se refere a obra redentora de Cristo ao oferecer sua vida em sacrifício derramando seu sangue pelos pecados de todos nós. Representa o sacrifício de Jesus. Fogo, vida, sangue, sofrimento, guerra, reconciliação.
– então tem coisa boa no vermelho…
– claro que não! você não sabe interpretar textos! veja, na Bíblia o preto é assim: PRETO: Na Bíblia Lm 4:8 – Jr 8: 21 / 14:2 – Sl 17:8 / 18:11 / 97:2 Lamentações 4:8, 5:10, Malaquias 3:14, Jeremias 8:21, 14:2, Salmo 17:8, 18:11,efesios 5:11, salmo 97:2, Ap 6:5
– Morte do eu
– Esconderijo
– Pecado
– Sombra de suas asas
– Luto
– Morte
– Humilhação
– entendeu agora?
(bloqueei o colega na minha rede. não me julguem)
Deixe um comentário