as ilhas de três nomes (reportagem)
a china entrou de vez na discussão sobre as ilhas da discórdia, entre japão e coreia do sul. pequim pediu que americanos não se envolvessem. mas hilary clinton afirmou que o pacífico é grande o suficiente para todos.
ninguém pode chegar perto daquelas ilhas de três nomes. esse é o ponto. mesmo estando sob administração japonesa, sul-coreanos e chineses se ofendem quando um japonês pisa no território que está em disputa pelos três países.
na recente missão de pesquisa de um grupo nacionalista do japão às ilhas, a china protestou. chamou o ato de ilegal. hong lei, porta-voz das relações exteriores, disse que a china apresentou um protesto formal contra o japão.
“as ilhas diaoyu foram território nosso desde tempos antigos”, falou hong lei.
“a china tem soberania indiscutível sobre o arquipélago. qualquer ação tomada pelo japão é ilegal”, completou o porta-voz.
pequim aproveitou para avisar os estados unidos que não se metessem nessa disputa.
a ira chinesa foi despertada quando uma equipe do governo de tóquio começou a inspecionar as ilhas senkaku, como os japoneses chamam. os 25 membros da equipe chegaram ao território e começaram a estudar a qualidade de água ao redor de três das oito ilhotas.
as autoridades municipais de tóquio tinham pedido ao governo federal permissão para desembarcar nas ilhas, mas o pedido foi rejeitado. justamente por medo de criar atritos com a china.
a inspeção é voltada para determinar qual seria o preço apropriado de compra dessas terras e seu possível uso no futuro. as senkaku, ou diaoyu, ou dokdo (para os sul-coreanos), ficam no mar da china oriental. elas estão a cerca de 150 km ao nordeste de taiwan, e 200 km a oeste de okinawa. sua superfície é de 7 km quadrados. acredita-se que o arquipélago, que é desabitado, tenha grandes recursos marítimos e energéticos. é claro. caso contrário, qual seria o grande interesse por essas ilhas…
a secretária de estado americana, hillary clinton, não resistiu e comentou sobre a disputa das ilhas. ela espera que a china aja de forma justa e transparente.
a secretária de estado americana, hillary clinton, não resistiu e comentou sobre a disputa das ilhas. ela espera que a china aja de forma justa e transparente.
hillary falou que os estados unidos querem jogar um papel positivo em questões de segurança e navegação. “queremos contribuir para o desenvolvimento sustentável para o povo do pacífico”, disse a secretária americana.
segundo hillary, o papel da casa branca não é influenciar ou buscar o domínio na região. “estamos aqui para trabalhar com outros países. afinal, o pacífico é suficientemente grande para todos nós”.
sei… os americanos sempre jogando “war”.
Deixe um comentário