republicanos fazem mea culpa?
os republicanos gastaram muito dinheiro, até mais do que os democratas. chegaram perto de vencer o presidente barack obama. mas perderam. e desde as eleições de 6 de novembro, os conservadores americanos não param de se perguntar: quem é o culpado pela derrota?
mitt romney não ajudou muito. foram muitos erros.
tanto em seus discursos, em que mostrava convicções duvidosas, oportunistas às vezes. também seus inúmeros “foras”. mitt romney foi uma avalanche de constrangimentos diplomáticos.
e mesmo assim, podia ter vencido. mas desperdiçou uma oportunidade de ouro. toda a hierarquia republicana criou um consenso de que mitt romney matou a chance de o partido retomar o poder nos estados unidos.
erros por erros, talvez não seja ele somente o culpado. afinal, o ex-presidente george w. bush conseguiu se reeleger, mesmo sendo tão desastrado quanto romney. de fato, era até mais. não custa lembrar que w. bush foi criticado por ter problemas com álcool. por ter invadido o iraque com um motivo falso. por não conhecer nada da geografia e geopolítica internacional. já foi ridicularizado diversas vezes pela mídia por ser, digamos, um bobalhão. mas se elegeu numa votação polêmica (com acusações de fraude, vejam vocês, nos eua!!), e se reelegeu na esteira do medo americano coletivo em relação ao terrorismo.
já mitt romney, um pouco menos desastrado do que w. bush, e com mais dinheiro do que seu companheiro de partido, não conseguiu superar obama. para os analistas, dentro do próprio partido republicano, faltou neste caso carisma.
algo que não se encontra num republicano desde a eleição de ronald reagan. o ex-ator e ex-presidente americano sempre foi o ícone dos republicanos, do conservadorismo político dos estados unidos. ele é o kennedy da direita americana.
a inexpressividade de mitt romney, e a falta de convicções concretas do ex-governador de Massachusetts não convenceram, e perderam para o carisma de barack obama. por causa dessa derrota nas urnas, os republicanos estão pensando também se mitt romney seria o único culpado.
o partido acredita que é melhor repensar seus candidatos, suas convicções. buscar, quem sabe, um novo reagan. alguém que represente, outra vez, a famosa frase: o estado é o problema, não a solução.
mas enquanto os republicanos não sabem se voltam ao passado, ou se rompem com ele, os democratas curtem o poder com seu líder atual, o representante da nova era: barack obama.
os republicanos estão vivendo fora da realidade. mas como há quase metade dos americanos que acredita neles, não sei se sou eu, ou se metade dos estados unidos está fora da realidade. enfim, não é só no brasil que a direita conservadora precisa rever seus conceitos. enquanto isso, a esquerda, ou o que mais se aproxime disso, se aproveita e continua no poder. por enquanto, a ideia de que o estado não é o problema continua prevalecendo.
a crise econômica mundial está aí para comprovar.
Deixe um comentário